A avó e o neto
Sentada sobre a esteira na companhia dos raios do Sol vespertino, a avó fala para o neto:
_ Meu neto, quantos anos tens?
O neto encolhe os ombros e a avó continua com o sermão:
_Tens dez anos… não sabes somar uma conta simples: dez mais um!…
Conta os dedos das tuas mãos…
Quantos dedos são? Oh! Nove?!
A avó abana a cabeça com tristeza.
_Vai: junta os dedos todos das tuas duas mãos…Quantos são?
_Dez - Responde o neto.
_ Certo, dez dedos…mais um do teu pé e são? … É isso meu neto, onze: dez mais um são onze. Tens que estudar e saber contar e escrever e somar. É preciso saber contar os bois que tens, os quilos que têm os teus bois. Somar para saber quantas pessoas podem ser alimentadas pelos teus bois; dividir para saber quantos quilos de carne vai receber cada pessoa; multiplicar para saber quanto dinheiro vais obter dos bois vendidos e subtrair para saber quantos bois restam etc…
_É preciso, meu neto, dominar a arte da ciência para dominar o mundo da ignorância. Ouviu Zacarias? É preciso…
_Sim, vovó vou estudar mas agora vou ver a minha armadilha. - Diz o neto, correndo em direcção ao arrozal onde fez uma armadilha para apanhar ratazanas.
In “Poemas da Gaveta”
As marcas da oralidade no texto
Sinais de pontuação subjectivos, isto é, que exprimem o estado da alma, como por exemplo:
o (…) reticências
o ( ? ) interrogação
o ( ! ) exclamação
Abundância de frases curtas
Uso frequente da coordenação
o conjunção (e)
Recurso a repetições
Recurso a frases incompletas provocadas por:
o Suspensão: quando alguém que fala por qualquer razão suspende a fala, por exemplo:“-Conta os dedos das tuas mãos… Quantos dedos são? Oh! Nove?!”
A avó suspendeu a fala para acompanhar a contagem dos dedos feita pelo neto. A suspensão da fala é dada pelas reticências ( … )
o Interrupção: quando alguém que fala é interrompido pelo outro. O exemplo no texto é quando a avó diz algo e o Zacarias a interrompe:“-É preciso, meu neto, dominar a arte da ciência para dominar o mundo da ignorância. Ouviu Zacarias? É preciso…”
“-Sim, vovó vou estudar mas agora vou ver a minha armadilha. - Diz o neto correndo em direcção ao arrozal onde fez uma armadilha para apanhar ratazanas.”
As reticências indicam interrupção.
o Autocorrecção: quando alguém que fala dá conta de que se enganou, pára e faz uma correcção. Por exemplo: O João estava a falar ao amigo e disse:
-Eu vou fender-te, oh! queria dizer: eu vou vender-te um livro.
O João disse "Eu vou fender-te" quando se apercebeu do erro corrigiu logo e disse " Oh! queria dizer: eu vou vender-te um livro."
Chama-se a este processo Autocorrecção.
Em conclusão, as marcas do discurso oral são:
o Sinais de pontuação
o Frases curtas
o Repetições
o Suspensão
o Interrupção
o Autocorrecção
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